quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Uma Questão de Lógica e CSI...

Todas as TV's deram ontem destaque à entrevista do porta-voz da PJ para o caso Maddie, Olegário Sousa... Este responsável "garantiu, esta terça-feira, em entrevista à TVI, que todas as diligências dos últimos dias já tinham sido feitas no início das investigações. Os cães que detectam sangue foram a «grande novidade». Admitiu ainda que podem surgir novos arguidos no processo, dependendo do resultados dos exames aos vestígios encontrados no apartamento dos McCann." (Ver diário Digital)

Mais afirmou que não se utilizaram de inicio os cães especialmente treinados na busca de cadáveres pois a hipótese inicial apontava para desaparecimento/rapto, para além do facto de "só recentemente a PJ soube da existência dos dois cães que detectam indícios de morte. Esses cães, refira-se, detectaram vestígios de sangue, que não eram visíveis no apartamento".

Na linha do pertinente comentário de Miguel Sousa Tavares há matéria muito mal explicada... A construção de uma hipótese parte sempre de um momento
lógico prévio de "Observação"... Não faz muito sentido fazer crer que se parte de uma tese hipotética/linha investigativa para depois determinar os critérios de observação que lhe deveriam dar origem... Aliás a história do caso parece mostrar que na realidade os meses de investigação sugerem uma caça aos gambozinos.

Parece carecer de algum sentido, ou a competência comunicativa dos responsáveis da PJ necessita de pontos de melhoria, que se afirme todas as perícias científicas já tinham sido feitas mas depois até se recorrem a cães com habilidades especiais (então tudo tinha sido averiguado ou não?) que até se desconhecia a existência (o quê, então como descobriram os animais?; Quantas vezes escutámos entrevistas dizendo que este tipo de cães não foram anteriormente utilizados por disso não haver necessidade?; Então este tipo de canídeos é conhecido ou não?)... Quanto aos vestígios de sangue descobertos... Se não são visíveis como poderam ser recolhidos? A aplicação de Luz UV não permite a detecção, como foi afirmado em tantas reportagens? Porque é que isso não aconteceu antes?

Por alguma razão a série CSI se transformou em culto... Para já, salvo distâncias naturais da ficção, dá para nos levar a pensar...

Sem comentários: